Diálogos interdisciplinares
inclusivos.
Da exclusão à inclusão:
o que está por trás
dessa dimensão?
BEM-VINDO AO NOSSO
CANTO DOS PAIS, CUIDADORES E EDUCADORES.
Nossa política busca contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.
Falar em inclusão é referir-se a um conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência, cor da pele, orientação sexual, gênero ou seu poder aquisitivo dentro da comunidade. Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.
Dessa forma, a inclusão social é importante, pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.
Vale lembrar que, a inclusão social é fundamental para a manutenção da democracia. Por isso, é importante que toda comunidade aja em conjunto a fim de contribuir com a valorização do ser humano.
Deixaremos aqui algumas dicas de como você pode contribuir com esse processo:
-
Busque conhecer campanhas de conscientização populacional acerca da inclusão e respeito à igualdade a nível municipal, estadual, e federal.
-
Comece a refletir sobre diversidade humana e suas potencialidades. Conviver com a diferença pode ser uma rica experiência de vida.
-
Criar e proporcionar ambientes sociais onde as vivências inclusivas façam parte.
-
Engajar-se em campanhas sociais que estimulem a contratação de pessoas com deficiência é uma excelente atitude.
-
Conhecer e buscar acessibilidade em todos os âmbitos da nossa sociedade.
-
Conhecer e aumentar a representação das pessoas com deficiência na política, no esporte, na moda, na educação é de extrema importância para acabar com o capacitismo.
-
Utilize o esporte como forma de integração social.
-
Humanize todo indivíduo independentemente das diferenças sociais que ele tenha.
-
Conviva...conviva e conviva com as diferenças.